terça-feira, 5 de março de 2013

Alunos protestam o acordo entre a Direc-7 e APLB-Sindicato em Itabuna-BA.


O Brasil, dispõe-se de um dos piores sistemas educacionais do mundo, em bora, sendo uma das maiores economias e potências deste Planeta, ostenta posições vergonhosas quando é mencionada educação. Professores mal remunerados, salas com número excessivo de alunos, investimentos públicos insuficientes para atender com qualidade as necessidades educacionais, são alguns dentre os muitos problemas existentes no sistema educacional brasileiro.

Em 2012, professores mantiveram uma greve, que ultrapassou 100 dias, paralisando a maioria das 1,450 escolas da rede estadual de ensino, e por sua vez, deixou mais de 1,1 milhão de alunos sem aula durante o período  Os professores pedem aumento de 22,22% (o mesmo percentual do reajuste do piso nacional de educação, que é de R$ 1,451). Segundo o sindicato, havia um acordo para que o Estado concedesse o magistério o mesmo percentual que corrigiu o piso nacional.

Este ano de 2013, um acordo entre a Diretoria Regional de Educação (DIREC 7) e a representação local da APLB-Sindicato, definiu a data de início das aulas da rede estadual em Itabuna-BA, para a data de 03 de abril. "O ano letivo de 2013 das unidades escolares estaduais localizadas em Itabuna se iniciará no dia 3 de abril", anuncia a diretora da Direc-7 professora Rita Dantas".

Como se já não bastasse a greve, agora alunos da rede estadual de ensino em Itabuna, terão de esperar até o dia 03 de Abril, para iniciarem o ano letivo. Ressalvo, que provavelmente o conteúdo da prova do exame nacional do ensino médio (ENEM), não será tão fácil como o do ano passado!. Ou seja, muitos alunos, não estarão aptos para enfrentar a prova e garantir uma vaga nas universidades públicas.

Em conversa nas redes sociais, alunos das escolas de Itabuna, convidam estudantes e ex-alunos das escolas públicas para manifestar-se nesta sexta-feira 08/03, com o ponto de encontro na praça camacã as 7h da manhã, e de lá marcharem para os portões da Direc-7 que fica localizada na Av. Fernando Cordier, 30 - Mangabinha. O Objetivo, da manifestação, é pedir ao sindicato e a Direc-7, que revejam a data do inicio do ano letivo.


0 comentários:

Postar um comentário